segunda-feira, 30 de abril de 2012

Técnica para Melhorar a Escrita, Leitura e Vocabulário em uma Semana

Faz um tempo que não posto aqui! 
Sinto falta de escrever aqui porque tenho tantas ideias que quero compartilhar...

Então, tive essa ideia faz 2 semanas atrás e já estou usando com os meus alunos. Eles têm se interessado!

A ideia é simples e pode ser usada por professores, pais, alunos ou qualquer pessoa que queira desenvolver sua escrita.

Ela consiste em descrever objetos, sentimentos, qualquer coisa, com todos os detalhes possíveis. E como isso engaja os alunos? Bom, eles escolhem falar das coisas que gostam!

Então vamos lá, vou passar um "modelinho":



Descreva 10 objetos. (A descrição deve ser boa o suficiente para que quando eu leia, eu consiga visualizar o objeto)

Exemplo:

Cadeira: é uma cadeira com encosto estofada. A estrutura é feita de uma madeira escura e o estofado é verde-escuro. Sua medidas são 1,50 de altura, 60 cm até o assento, o estofado tem largura de 30 cm e profundidade de 6 cm.




Ou seja,

É como escrever um anúncio no eBay, Mercado Livre e outros: 
descrever todos os detalhes do produto é uma questão de inteligência, se você não faz isso, você corre o risco de não vender. Se você não descreve qualquer imperfeição e o cliente reclamar quando recebê-lo, você vai ter uma boa dor de cabeça. Esqueça aquilo de "eu não gosto de ler/escrever". Dominar uma língua tem a ver com comunicação, negócios, dinheiro, amor, diversão, cotidiano!