domingo, 24 de março de 2013

Perdi um Preconceito


Neste ano, estou dando aula de português para três oitavas séries e tem sido um desafio. Um desafio bom! Estou aprendendo muito com eles.
Por exemplo, por causa deles, estou conseguindo perder o preconceito em relação à cultura deles. Na verdade, não só por causa deles... Antes das aulas começarem, li uma colocação do escritor Joca Reiners Terron 

instagram.com/jocaterron

Isso me fez perceber como eu estava tendo uma atitude equivocada quando não prestava atenção no gosto pelo funk e pela música sertaneja que os meus alunos têm. 

Já tinha visto um documentário sobre o Mr Catra e feito uma análise da música do Camaro Amarelo. Quando outros profissionais de educação me diziam que seria bom que eu me interessasse pelo universo cultural do alunos, eu achava isso um equívoco ... 

Mas agora estou conseguindo entender isso melhor... É como criar pontes... Não preciso gostar do que eles gostam, mas levar em conta que o que eles gostam é sim cultura.

Pedi sugestões de músicas a eles e eles me mostraram várias coisas engraçadas. 

E quanto às vulgaridades, como disse uma professora minha, a Lia Diskin:
"Há de se iluminar a escuridão."

Se é que isso é uma escuridão. Talvez esteja mais para sombra. Sombra é a dança da luz, não é a escuridão.

Então estou num estado de gratidão, de ter perdido um preconceito em relação à cultura dos meus alunos... E você, qual foi o último preconceito que perdeu?





sábado, 26 de janeiro de 2013

Feira Cultural - Língua Portuguesa

Linha do tempo fazendo um resumo do conteúdo aprendido com as 5ªs

Alguns conteúdos das 5ªs foram trabalhados na 6ª também, como música sertaneja

Resumo do dia em que o jornalista japonês Kyohei Ishibashi visitou a escola

Feira cultural da escola é um período atribulado para muitos professores e equipe escolar. Cada escola tem um jeito de trabalhar isso. O normal é que os próprios alunos apresentem trabalhos a respeito do que aprenderam durante o ano letivo. Na escola em que dei aula por dois anos o esquema era diferente, o professor que tinha que apresentar o trabalho (mas não é obrigado a fazê-lo, faz quem quiser).

Para a feira cultural de 2012, escolhi apresentar o ensino de português de modo visual através de uma linha do tempo. 

O resultado foram esses três cartazes. Fiz isso influenciada pelo curso de design gráfico que estava fazendo na Panamericana. Gostei de ter usado Photoshop e os conhecimentos adquiridos no curso de design. Fiquei imaginando: como seria se mais professores aprendessem a usar essas ferramentas?

Sobre a última imagem, no ano passado, fiz um projeto de Cultura de Paz com as 5ªs séries cujo momento mais importante foi a visita de um jornalista japonês à escola. Esse momento está descrito no post: http://www.camilaeleuterio.com/2012/11/sao-paulo-shimbun-publica-materia-sobre.html

O cartaz apresentado ficou assim:








segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Teste sua Atenção



Esse vídeo dá para usar com alunos no início de uma aula ou mesmo virar mote de um projeto relacionado à atenção.

"Mas você é professora de português, você deveria ensinar coisas de português!", alguém pode dizer.

O ensino estrito de português não me interessa. O que me interessa são temas de fato ligados à vida dos alunos.

O teste do vídeo é se você consegue contar quantos passes o time branco faz. Vamos lá?


E aí, como foi no teste?

Tenho outro negócio interessante aqui: dicas de exercícios cerebrais. Foi postado no Facebook e estou repostando aqui, pois o Face é esse universo louco onde muita coisa boa se perde. Eu confesso que já tomei banho no escuro quando faltou luz!!! XD



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Material de Ensino de Português para Estrangeiros

Obrigada! 43 comentários no outro blog http://kamira.blogsome.com/2010/07/18/8-regras-simples-para-ensinar-portugues-para-estrangeiros/ + e-mails de pessoas interessadas em dar aula de português para estrangeiros!

Tenho uma boa notícia. Estou organizando o material que uso em sala de aula para formar uma míni gramática de português brasileiro. Verifiquei que há poucas gramáticas disponíveis para estrangeiros e as que tem são caras:


Essa eu já folheei na Livraria Cultura. O preço no Brasil é R$136,70. 


Essa aí pelo projeto gráfico já dá pra perceber que não vai ser das mais atualizadas, não é? (Eu sou sensível quanto à apresentação estética do material didático, mais uma razão por usar o Muito Prazer http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/MUITO-PRAZER-FALE-O-PORTUGUES-DO-BRASIL/2695006 )

A minha gramática estará em português e inglês, terá desenhos, vocabulário do cotidiano, expressões... O que vocês acham? Alguma sugestão? 

Estou postando aqui uma prévia do que estou fazendo. É algo que estou escrevendo devagarinho, pois tenho de priorizar o meu trabalho principal, que é de professora na rede pública. E nesse ano comecei a estudar design gráfico justamente para me paramentar nessa jornada.

Por enquanto, você pode usar o mesmo livro que eu uso (além do material que eu desenvolvo). É um livro muito completo, com gramática atual e prática, vem com dois cd's, tem ótimas ilustrações e muito mais. Esse livro se chama Muito Prazer e você pode adquiri-lo aqui.























Espero que todos tenham um feliz 2013! All you need is love!

imagem do documentário argentino La Educación Prohibida
















<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/qZxvU9GlFsg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>