quarta-feira, 29 de abril de 2015

Você Não Pode Fazer Só o Que Gosta na Vida


Aikido

Endless Knot (Buddhism)
O Homem Está Sob a sua Própria Sombra e se Pergunta Por Quê Está Escuro


Você Não Pode Fazer Só o Que Gosta na Vida

Eu já fui levada a acreditar que fazer o que gosto é errado, talvez você também tenha sido. Talvez você também tenha acabado vestindo um uniforme para desempenhar um papel que a sociedade achou que seria bom pra você e você sabia que aquilo não era bom pra você.

"Você não pode fazer só o que gosta nessa vida." - já ouvi bastante essa frase. 

Hoje fiquei pensando nela quando acordei às 5:00 para ir treinar Aikido.


Eu gosto de Aikido, mas Aikido não é fácil. O treino pra mim não é exatamente algo relax, ele traz à tona muitos dos meus inimigos internos. Essa é a parte mais difícil, na verdade. Mas tem outras partes difíceis como a parte das técnicas, os detalhes de movimentação, a respiração, o relaxamento, a postura, a parte marcial, o condicionamento físico e mais um monte de coisa.

O que eu quero dizer com isso é que eu já fui levada a acreditar que "querer fazer o que gosta" é igual a "querer só sombra e água fresca". E isso não é verdade.

Fazer o que se gosta não vai deixar de ser difícil, sacrificante, desafiador. Mas é algo que você gosta. E quando você faz o que você gosta e não o que os outros acham que você devia fazer, você contribui para a extinção da hipocrisia neste mundo.

Então fazer o que você gosta não é um ato egoísta, é altruísta! Depois de fazer o que você gosta, você retorna para a sua comunidade mais nutrido, leve e disposto, com conhecimento e energia para compartilhar. Assim, você pode contribuir para a diversidade e o desenvolvimento da cultura comunitária que, consequentemente, se desdobra para o desenvolvimento da cultura planetária.

"O Pequeno é Grande."

Camila Eleuterio

Quer saber mais sobre Aikido como caminho para melhorar como ser humano? Recomendo o livro A Iluminação Através do Aikido, do Kanshu Sunadomari, discípulo do Oosensei Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido. O livro tem histórias do cotidiano de Sunadomari com Oosensei e os aprendizados e insights que a prática da arte trouxe para ele.
Para saber mais sobre atitudes que nos levam ao sucesso, recomendo o livro Maestria, do Robert Greene. Esse livro explica como não existem pessoas talentosas, mas pessoas que desenvolveram maestria em determinada área. Ele pega mestres de várias áreas e os decompõe para mostrar como você também pode fazer o mesmo.