terça-feira, 8 de setembro de 2015

Quando as Águas Mudaram

Uma Fábula sobre Mudanças







"Certa vez, Khidr, o professor de Moisés, fez um alerta à humanidade. Numa determinada data, todas as águas do mundo, menos as especialmente reservadas, desapareceriam. Em seguida seriam substituídas por uma água diferente que deixaria os homens loucos. Apenas um homem entendeu o significado desse aviso e guardou uma certa quantidade de água num lugar seguro, esperando acontecer a mudança. Na data indicada os rios deixaram de correr, os poços secaram e o homem que tinha entedio, vendo tudo isso acontecer, foi para o seu esconderijo e bebeu da água reservada. 
Quando viu, do seu posto seguro, que as cachoeiras estavam novamente correndo, ele voltou ao convívio dos outros filhos dos homens, observando que eles agora pensavam e falavam de outra maneira totalmente diferente, mas não se lembravam do que tinha acontecido, nem de terem sido avisados. Quando tentou falar com eles, percebeu que o julgavam louco, e se mostravam hostis ou compadecidos, mas não o compreendiam. No início ele não bebia da nova água, voltando ao seu esconderijo todos os dias para se abastecer nas suas reservas. Finalmente, não suportando mais a solidão em que a sua vida tinha se transformado, porque ele se comportava e pensava diferente de todo mundo, resolveu beber da nova água.
Bebeu e se tornou um deles. Depois não lembrou mais da sua reserva especial e passou a ser visto como o louco que havia milagrosamente recuperado a razão."





quinta-feira, 3 de setembro de 2015


A Cerimônia do Chá é "um caminho de vida". Quem disse isso foi O Grande Mestre da Escola de Chá Urasenke, Housai Genshitsu Sen, no prefácio d'O Livro do Chá, de Kakuzo Okakura em sua versão brasileira.

Um livro pequeno e simples sobre o Chá, mas poderoso, é O Livro do Chá de Kakuzo Okakura.
"Aqueles incapazes de sentir em si mesmos a pequenez das coisas grandiosas tendem a ignorar nos outros a grandiosidade das coisas pequenas." 
Essa é apenas uma das várias colocações que me impressionaram nesse livro.
Tive a oportunidade de participar de uma Cerimônia do Chá através da Escola de Chá Urasenke em SP e achei bem interessante. É um processo de aquietação interna interessante porque todos estão juntos colaborando para essa atmosfera de paz e gentileza. É difícil explicar com palavras. Deixo para que pessoas mais experientes e inteligentes o façam.

Obtenha o livro com frete grátis pela Amazon:










 🍵

O Tempo é Seu Grande Aliado



"Deve-se cultivar a lentidão como virtude. Quando se trata de empreendimentos criativos, o tempo é sempre relativo. Não importa que o projeto demore meses ou anos, você sempre se sentirá impaciente e ansioso para chegar ao final. A iniciativa mais importante para desenvolver a capacidade criativa é combater essa impaciência natural. É preciso desfrutar o laborioso processo de pesquisa; apreciar o cozimento em fogo brando da ideia; explorar o crescimento orgânico que naturalmente toma forma com o passar do tempo. Você não deve prolongar artificialmente o processo (todos precisamos de prazos); no entanto, quanto mais deixar que o projeto absorva suas energias mentais, mais fecundo ele se tornará. Imagine-se alguns anos depois, no futuro, recordando o trabalho realizado. Desse ponto de vista, os meses ou anos adicionais que você dedicou ao processo não parecerão tão dolorosos ou trabalhosos. A sensação de perda de tempo é uma ilusão do presente, que não tardará a desaparecer. O tempo é seu grande aliado."
Robert Greene in Maestria

Compre com 45% de desconto na Amazon e frete incluso:
 





"If children grew up according to early inclinations, we should have nothing but geniuses."

—JOHANN WOLFGANG VON GOETHE, The Autobiography of Goethe, vol. 1

Tirei essa frase de um desses PDFs complementares ao livro Mastery, do Robert Greene.
Para quem se interessa por educação (de verdade, não a educação do "sistema") e autodesenvolvimento, é uma leitura bem interessante. São 5 arquivos em PDF, sendo que um é de entrevistas com mestres que estão vivos e tem mais de 800 páginas. Nesse arquivo tem entrevistas com gente como o programador e empreendedor Paul Graham e o arquiteto premiado Santiago Calatrava.
Se alguém quiser, me passa o email inbox que eu disponibilizo os arquivos.
Tem mais alguém aqui que lê Robert Greene?



"Arte é, assim como mágica, a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens a fim de se alcançar mudanças na consciência."

"Uma vez que uma forma tenha ocorrido, seja ela uma forma física ou uma forma abstrata, então é muito mais provável que ela ocorra novamente."

"Nós somos educados para pensar que as coisas dentro das nossas cabeças não são reais, mas elas são reais. Tem as mesas e as cadeiras que são reais, não dá pra negar. Se você sumir com todas elas do mundo por alguma razão, mas ainda continuar com a IDEIA de uma cadeira, a cadeira ainda é POSSÍVEL." 

"WATCHMEN usava os clichês do formato de super-heróis para tentar discutir noções de poder e responsabilidade num mundo cada vez mais complexo. Eu acho que era essa visão de mundo que ressoou com um público que percebeu que sua anterior visão de mundo não era mais adequada para as complexidades desse assustador mundo novo que estávamos entrando." ALAN MOORE


Pra quem gosta, de hoje até sexta tem vários trabalhos dele com desconto de 20% na Amazon! Alguns dos meus preferidos aqui: