"Deve-se cultivar a lentidão como virtude. Quando se trata de empreendimentos criativos, o tempo é sempre relativo. Não importa que o projeto demore meses ou anos, você sempre se sentirá impaciente e ansioso para chegar ao final. A iniciativa mais importante para desenvolver a capacidade criativa é combater essa impaciência natural. É preciso desfrutar o laborioso processo de pesquisa; apreciar o cozimento em fogo brando da ideia; explorar o crescimento orgânico que naturalmente toma forma com o passar do tempo. Você não deve prolongar artificialmente o processo (todos precisamos de prazos); no entanto, quanto mais deixar que o projeto absorva suas energias mentais, mais fecundo ele se tornará. Imagine-se alguns anos depois, no futuro, recordando o trabalho realizado. Desse ponto de vista, os meses ou anos adicionais que você dedicou ao processo não parecerão tão dolorosos ou trabalhosos. A sensação de perda de tempo é uma ilusão do presente, que não tardará a desaparecer. O tempo é seu grande aliado."
Robert Greene in Maestria
Compre com 45% de desconto na Amazon e frete incluso:
"If children grew up according to early inclinations, we should have nothing but geniuses."
—JOHANN WOLFGANG VON GOETHE, The Autobiography of Goethe, vol. 1Tirei essa frase de um desses PDFs complementares ao livro Mastery, do Robert Greene.
Para quem se interessa por educação (de verdade, não a educação do "sistema") e autodesenvolvimento, é uma leitura bem interessante. São 5 arquivos em PDF, sendo que um é de entrevistas com mestres que estão vivos e tem mais de 800 páginas. Nesse arquivo tem entrevistas com gente como o programador e empreendedor Paul Graham e o arquiteto premiado Santiago Calatrava.
Se alguém quiser, me passa o email inbox que eu disponibilizo os arquivos.
Tem mais alguém aqui que lê Robert Greene?